Tags

,

Por Thais Varela|Fotos: Getty Images|Acervo CH

Nem sempre é fácil encontrar os produtos certos, né? Mas a gente vai te ajudar! 😉

Na CH, a gente acredita que na maquiagem não há regras e o importante é sempre usar algo que faça você se sentir bem. Mas é normal rolar alguma dúvida, né? Aqui, por exemplo, recebemos muitas perguntas sobre make para pele negra. Os tons, as texturas, os cuidados… Para te ajudar, fizemos uma lista com 10 dicas práticas e certeiras. Anote todas!

1. Antes do make
Fato: a pele negra tende a ser mista ou oleosa, não tem jeito. Por isso, é importante limpar bem o rosto com produtos específicos (procure aqueles com ácido salicílico na fórmula. Eles vão conter o brilho por mais tempo). Use um protetor solar oil free e comece a maquiagem com um primer, que minimiza a aparência dos poros e mantém a pele sequinha.

2. Entenda a sua pele
A pele negra, assim como qualquer outra, possui variações de tom – e entender qual delas é a sua facilita bastante a vida na hora de comprar seus makes. Em geral, os maquiadores usam três classificações: tom frio, que é mais claro (tipo o da Kat Graham), tom amarelado à la Rihanna e tom neutro, mais escuro como o da Lupita Nyong’o. Qual é o seu?

Kat Graham, Rihanna e Lupita Nyong’o

3. Escolhendo a base, o corretivo e o pó
Você já deve ter visto algumas imagens em que garotas de pele negra aparecem com o rosto acinzentado, certo? Isso acontece porque o tom dos produtos (tipo base e corretivo) está mais claro que a pele delas. Não rola, né? Para chegar na nuance certa, teste-os no próprio rosto, de preferência com luz natural. E espere eles secarem, pois a cor pode escurecer de leve. Nenhuma base rolou? Talvez a melhor opção seja fazer misturinhas.

4. Fique de olho nas manchinhas
Machucados e inflamações tendem a ficar muito mais pigmentados na pele negra – o que significa maior chance de manchar o rosto. Sim, cutucar uma espinha e ganhar uma marca entra nessa mesma lógica, viu! Para escondê-las, você vai precisar de um pouco de corretivo.

5. Acerte no blush
Em outras palavras, garanta o ar de saúde e fuja do efeito “chinelada”. Os tons ideais para as negras são os mais fechados, como rosa antigo, cobre, bronze e marsala (o vinho que promete ser a cor de 2015). Lembre-se de sempre esfumar bem para não ficar marcadão.

6. Ilumine o make
Se você precisa de um look caprichado (oi, festa!), vale investir no acabamento glam do iluminador com brilho. Os dourados e os perolados são sob medida para você. Já os prateados podem pesar. Aplique o produto acima do ossinho da maçã bem suavemente. Preparando a pele direitinho, com produtos mate, você não vai correr o risco de derreter, ok?

7. Mantenha as sobrancelhas impecáveis
Já ouviu falar que a sobrancelha é a moldura do rosto? Ela realmente destaca nossos olhos e merece atenção especial. Para conseguir um resultado natural, acerte as falhas das suas com uma sombra marrom bem pigmentada – o melhor é que ela seja mais escura que a sua pele.

8. Aposte no olhão
Como a pálpebra quase sempre é mais oleosa, escolha sombras sequinhas. Dúvidas de que tons valorizam seu olhar? Então, se jogue em cores como café, preto, berinjela, azul-marinho e cobre. Se quiser algo mais claro, teste antes – para checar se a pele não ficou acinzentada.

9. Vai uma boca bem marcada aí?
Muitas garotas querem investir nos batons vibrantes, mas não sabem bem por onde começar. Existe um truque que ajuda bastante: quanto mais escura a pele, mais fechada a cor – mas óbvio que não é uma regra. Algumas combinações lindas: tons frios com violeta ou rosa-claro, tons amarelados com laranja ou uva e tons neutros com um vinho poderoso.

10. Arrase no tom de boca
Alguns batons nude podem ficar claros demais nos seus lábios, por isso, caso queira um tom de boca, procure nuances claras de marrom. Elas ficam mais naturais. Não se esqueça de que o acabamento brilhoso do gloss aumenta os lábios – aí vai da sua intenção.

Quem deu as informações:  Valéria Marcondes, dermatologista; Camila Irala, beauty artist da Escola Madre e Tatiana Donadio, maquiadora do salão Studio W Alphaville.

Fonte:http://capricho.abril.com.br

Anúncios