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Por Helena Dias

Confira os alimentos e atitudes que te ajudam nessa tarefa

Pele bonita no verão

O verão pode ser a época mais esperada do ano, mas para quem se preocupa com a beleza, é época de muito trabalho também. Isso porque a pele, principalmente, precisa de cuidados e proteção extra. O sol forte e intenso pode causar graves prejuízos, entre eles, o câncer da pele e a desidratação. Por isso, além dos cuidados básicos para mantê-la saudável, uma boa alimentação também influencia na hidratação da pele o do organismo.

Os cuidados com a pele começam pelo banho. “Não tome banhos muito quentes e demorados, pois a água quente elimina a lubrificação natural da pele e isso contribui para a pele ressecada e desidratada. Prefira sabonetes neutros e glicerinados, ou que tenham óleos vegetais na composição.

Use cremes e loções após o banho, pois a pele ainda está permeável e absorve melhor o produto. No frio ou calor, usar protetor solar, principalmente no rosto, com um fator 15 ou 20″, indica a dermatologista Ligia Kogos. No verão, é imprescindível aplicar protetor solar em todas as áreas do corpo, de 3 em 3 horas e sempre que se molhar. E se a ideia é se bronzear evite os picos de sol, entre 10h e 16h.

Quando for tomar sol, evite maquiagem e perfumes. Ambos podem manchar pele se expostos ao sol e a maquiagem, juntamente ao suor, entope os poros, causando cravos e espinhas. Nessa época também evite esfoliações, pois a pele está sensível devido à exposição ao sol.

Além de se proteger do sol, manter o organismo hidratado é fundamental. E a hidratação é feita de dentro para fora. Por isso, beba muita água! Nenhum produto substitui a hidratação que a água nos fornece. Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, algumas frutas possuem grande porcentagem de água em suas composições, o que ajuda na manutenção de uma pele bem hidratada. São elas: abacaxi, kiwi, abacate, melancia, melão e pêssego.

“Para a prevenção contra a ação dos radicais livres e moléculas que aceleram o envelhecimento cutâneo, as frutas vermelhas entram nesse contexto como destaque. Entre elas, temos o morango, romã, mirtilo, framboesa e a amora”, afirma a especialista.

“Para fortalecimento da melanina (pigmentação) e da proteção natural da pele, devemos investir em alimentos ricos em betacaroteno como a cenoura, o mamão, a couve e em especial o brócolis. E o espinafre que apresenta vitaminas do complexo B, atua no controle da oleosidade e no equilíbrio hormonal”, finaliza a nutróloga.

Fonte:http://maisequilibrio.com.br

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